O futebol é o esporte mais popular do mundo. Ele atravessa fronteiras, une culturas e emociona pessoas de todas as idades. Mas como essa paixão surgiu?

A história do futebol é um tanto controversa. Alguns dizem que ele teve origem na Grécia Antiga, enquanto outros afirmam que os chineses já praticavam jogos com bola há milhares de anos. Mas foi na Inglaterra do século XIX que o futebol como o conhecemos hoje começou a se desenvolver.

Os primeiros registros de partidas de futebol datam do início do século XVII. Mas foi no final do século XIX que as regras começaram a ser padronizadas. Foi criada a Football Association, que definiu as principais regras do jogo. Entre elas, estavam a proibição de usar as mãos e a determinação do tamanho das traves.

A partir de então, o futebol começou a se difundir por todo o mundo. Em 1904, foi fundada a FIFA - Federação Internacional de Futebol Associado, responsável por organizar o mundial de futebol, evento que se tornaria o mais assistido globalmente.

Mas são os jogadores e times que escreveram a história do futebol. Pelé, Maradona, Zico, Cruyff e tantos outros. Times como o Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Juventus, Milan. Cada um com sua trajetória, seus títulos e suas grandes conquistas.

O Brasil é um dos países mais representativos do futebol. É o único que conquistou mais de 5 mundiais e o país que mais revelou craques para o esporte. Dentre eles, destacam-se Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Neymar Jr. e muitos outros.

Mas o futebol não é só o esporte mais popular, é também um fenômeno cultural. O hino esportivo mais conhecido do mundo é a música We are the Champions, da banda Queen, em homenagem à conquista do campeonato mundial de futebol. E em cada país, em cada cidade, em cada bairro, há um campo de futebol e uma equipe para torcer.

O futebol fácil, como é chamado em Portugal, é um sentimento que contagia milhões de pessoas. Não importa se é jogando ou assistindo, o importante é sentir a energia do esporte mais apaixonante do mundo. E essa é a principal razão para que o futebol continue sendo, ainda hoje, o esporte mais amado e admirado em todo o mundo.